Translate

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Jet Lag .... O que é isso?

Parece mais uma das palavras criadas para confundir nossa mente...

Jet Lag...

 A palavra pode parecer estranha, mas quem já passou algumas horas dentro de um avião, e precisou se adaptar a mudanças leves ou bruscas de fuso horário, sabem exatamente o que estou falando...

Por definição...

Jet Lag é uma condição fisiológica consequente de alterações no ritmo circadiano, ritmo esse que regula as alterações do organismo frente a mudanças em 24 horas, principalmente à luz.                     

                                 


Confuso ainda? O Jet Lag é um incômodo, cansaço, enjôo , diarréia, constirpação,sonolência diurna, insônia noturna... Uma série de transtornos que o organismo apresenta após mudanças de fuso horário, bem como a fadiga de horas perdidas durante um vôo. 

Muitas pessoas resolvem se aventurar em viagens longas, sem conhecer esse efeito,e consequentemente acabam sofrendo um pouco para se ajustar, perdendo preciosas horas no seu destino.


                                     


Agora que você já conhece o Jet Lag, vamos discutir formas de evitar ou diminuir sua complicações com algumas DICAS :

01- Ao iniciar seu vôo , mude o seu relógio para a hora do seu local de origem. Você irá começar a condicionar seu organismo a mudança de sua rotina. Isso é importante, tanto para você condicionar sua alimentação, como para você condicionar seu sono. Se o local de origem ainda é dia, procure ficar acordado. Se já for noite... Ligue o ar acima de sua poltrona( sim, o frio ajuda o organismo a descansar), use máscara para bloquear a luz, fones de ouvido, incline a poltrona e tente dormir. Se precisar, use um remédio natural chamado Melatonina 30 minutos antes ... Esse hormônio é liberado algum tempo antes de seu organismo entrar em estado de sono.


                                   

02 - Um dos principais sintomas é a desidratação. No dia da viagem beba muita água, e evite durante o vôo muito refrigerante ( devido ao gás) e principalmente bebidas alcoólicas. Além da pressão da cabine potencializar o efeito do álcool, ele irá acelerar a desidratação. Abuse de água sem gás e sucos.

03 - Não permaneça a viagem inteira sentado. Vá ao toillete, para esticar as pernas e andar, melhorando a circulação periférica. Principalmente as mulheres, sentirão as pernas inchadas após algumas horas de vôo( evite fadiga, caroços e até tromboses).

04 - Ao chegar ao destino, viva o horário local. Se for dia, evite se esconder no hotel, se expôr ao sol, facilitará ,para seu organismo , a adaptação à nova realidade. 

05 - Faça alimentação leve após sua chegada. A ingestão de fibras e proteínas é a melhor opção.

06 - Se está viajando a negócios , para alguma reunião, ou trabalho, evite chegar direto para o compromisso. Se possível, chegue um dia antes, evitando que os efeitos do Jet Lag te atrapalhem( a variação de humor e irritabilidade estarão ao seu lado).

07- Planeje suas férias para descansar pelo menos 3 dias antes de retornar ao trabalho. Será necessário algum tempo para o ajuste a sua rotina e horário habitual.

O Jet Lag é sentido por muitos, embora poucos lhe dão crédito. A união do desgaste de uma viagem com os efeitos dessa mudança, podem acarretar em um retorno muito cansativo, irritante e até triste. Vamos diminuir ou acabar com os efeitos indesejados... Chegando no destino precisamos aproveitar bem os momentos da viagem... E na volta traremos como companhia apenas as boas lembranças, sem stress, sem problemas!


                                 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Vôo e chegada ao Brasil

Confesso que dessa vez não houve tanta confusão ou stress. Malas prontas antes da hora, sem excesso de peso... Sem correria!
Como meu vôo era às 21:00 , resolvi matar saudades de Miami Beach...
Dessa vez já a encarei com outros olhos... Desfilei pela Lincoln Road acompanhado por Tininha, com todo seu glamour... Relembrei o local onde tenho uma foto divertida com a mesma e Rodrigo Caldas, atrás de um carro de polícia, tomei café na Starbucks... E bati perna pela Aldo Road! A tarde visitei um hotel para cães em Aventura... E me deu uma vontade de curtir Miami um pouco mais... Anotado e já está escalado 3 dias na próxima viagem para curtir a cidade...

Mas chegou a hora de partir... 15 minutos de trânsito para o aeroporto, um check in rápido... Recomendo a todos o check in eletrônico , ou feito na internet, ou no próprio aeroporto.. Depois é só despachar as malas em uma fila mais rápida e menor!!!

O avião veio lotado, escolhi uma das últimas filas, no corredor, mas não adiantou... Tudo lotado!!! E o pior... Depois de esperar para finalmente conhecer o boing 777 da TAM, e seu entretenimento, decepção!!! Exatamente  na minha cadeira( e de alguns outros), o monitor a frente com filmes, jogos e o mapa de localização da aeronave, não funcionava!!! Sim, parado e desligado, falei com três comissários de bordo diferentes, que anotavam o número do meu assento... E nada faziam!!!

Sem filmes e bem cansado, abracei o que me restava... Dormi bastante( se é que um ser humano de 1 metro e 87 cm, pode se acomodar na classe econômica), acordando para jantar e depois para o café da manhã...

Finalmente aterrissamos na fria São Paulo(12*C), o controle de imigração bem tranquilo e rápido, embora tenham feito uma fila típica dos parques da Disney, com muitas curvas , e idas e vindas( um passageiro gritou que estava se sentindo um rato de laboratório). E aí começou um outro problema... A entrega das malas....

Centenas de brasileiros e alguns estrangeiros, amontoavam-se na beira da pequena esteira... Uma demora de alguns minutos e começaram a rodar as esperadas bagagens...

Isso ocorreu exatamente às 6:20 da manhã... Eu estava preocupado por duas razões:
A primeira era o horário de minha conexão às 7:55, e a outra era o medo de minhas malas não chegarem, visto o rolo na Colômbia na ida.. Mas eu tinha um bom tempo...

Exato, eu tinha, pois minha primeira mala só apareceu às 07:15 , quando as centenas de passageiros se reduzira a dezenas... Mas ainda faltava a segunda ... Que não aparecia. Antenado com o sumiço em Miami, após perceber que quase ninguém mais esperavam-nas, dei uma olhada ao redor e acabei descobrindo 3 malas em um canto , deixadas por um mal educado que retirou da esteira e ao perceber que não eram suas, largou ali no canto mesmo, sem devolver para que as mesmas circulassem... 

Pois é... A minha estava virada de cabeça para baixo, dificultando meu reconhecimento...

Peguei contrariado, passei pela alfândega mais tranqüila de minha vida, e peguei nova e grande fila, para check in de conexão. Mostrei meu descontentamento com a demora, que causou a perda de meu vôo , e fui relocado para outro 2 horas e 20 minutos mais tarde.

Termino esse post, aqui, sentado no aeroporto após uma cansativa jornada, pois a TAM projeta conexões internas de menos de 2 horas, mas não consegue entregar as malas com eficiência ...
Salientando que em Miami por exemplo... 3 funcionários retiram as malas da esteira e acomodam em um canto, de modo que ao sair da imigração, suas malas já estão te aguardando!!!

Brasil... Vem aí copa das confederações, copa do mundo , e olimpíadas... 
Vamos mostrar competência ????




segunda-feira, 3 de junho de 2013

O paraíso das Compras

A experiência das Compras na Flórida é realmente única. O encanto das lojas grandes, decoradas, com adornos e placas de descontos, com promoções , produtos diferenciados... Os shoppings são enormes , com lojas mundialmente conhecidas e algumas locais... Tem moda jovem, artigo para casa, alta costura, relógios, perfumes... Além dos guichés com novidades...

Para você conhecer toda a extensão, você deve passar um dia completo... Acha muito??

Não, não é!!! O problema é o misto de sensações... De um lado a euforia das compras e as listas de desejos, do outro o dinheiro que desaparece de forma mágica( se for cartão de crédito, ele passa tão rápido e sem controle... Que vc se perde), misturados ao medo da alfândega, o espaço e peso das malas... Ficamos felizes, preocupados, tristes, decepcionados.... Um turbilhão de sentimentos, de adrenalina, que a fome desaparece, e precisamos nos preocupar em comer e se hidratar...

Ontem tive a oportunidade de passar um dia sozinho em um famoso Mall (shopping aqui)!!! Realmente muito estranho. Uma solidão acompanhada de muitos sorrisos de vendedores, mas sem um rosto amigo. Você ganha tempo, pois não espera ninguém, não visita lojas que não são do seu interesse... Mas também interage pouco e acaba cansando mais rápido... Garanto que o ritmo de compras foi mais lento, mas os pés estão inchados, e doloridos... Terminei minha peregrinação e cada vez fico mais seletivo e pouco receptivo a compras inúteis, ou desnecessárias.

Quem se habilita a essa jornada???