Jet Lag...
A palavra pode parecer estranha, mas quem já passou algumas horas dentro de um avião, e precisou se adaptar a mudanças leves ou bruscas de fuso horário, sabem exatamente o que estou falando...
Por definição...
Jet Lag é uma condição fisiológica consequente de alterações no ritmo circadiano, ritmo esse que regula as alterações do organismo frente a mudanças em 24 horas, principalmente à luz.
Confuso ainda? O Jet Lag é um incômodo, cansaço, enjôo , diarréia, constirpação,sonolência diurna, insônia noturna... Uma série de transtornos que o organismo apresenta após mudanças de fuso horário, bem como a fadiga de horas perdidas durante um vôo.
Muitas pessoas resolvem se aventurar em viagens longas, sem conhecer esse efeito,e consequentemente acabam sofrendo um pouco para se ajustar, perdendo preciosas horas no seu destino.
Agora que você já conhece o Jet Lag, vamos discutir formas de evitar ou diminuir sua complicações com algumas DICAS :
01- Ao iniciar seu vôo , mude o seu relógio para a hora do seu local de origem. Você irá começar a condicionar seu organismo a mudança de sua rotina. Isso é importante, tanto para você condicionar sua alimentação, como para você condicionar seu sono. Se o local de origem ainda é dia, procure ficar acordado. Se já for noite... Ligue o ar acima de sua poltrona( sim, o frio ajuda o organismo a descansar), use máscara para bloquear a luz, fones de ouvido, incline a poltrona e tente dormir. Se precisar, use um remédio natural chamado Melatonina 30 minutos antes ... Esse hormônio é liberado algum tempo antes de seu organismo entrar em estado de sono.
02 - Um dos principais sintomas é a desidratação. No dia da viagem beba muita água, e evite durante o vôo muito refrigerante ( devido ao gás) e principalmente bebidas alcoólicas. Além da pressão da cabine potencializar o efeito do álcool, ele irá acelerar a desidratação. Abuse de água sem gás e sucos.
03 - Não permaneça a viagem inteira sentado. Vá ao toillete, para esticar as pernas e andar, melhorando a circulação periférica. Principalmente as mulheres, sentirão as pernas inchadas após algumas horas de vôo( evite fadiga, caroços e até tromboses).
04 - Ao chegar ao destino, viva o horário local. Se for dia, evite se esconder no hotel, se expôr ao sol, facilitará ,para seu organismo , a adaptação à nova realidade.
05 - Faça alimentação leve após sua chegada. A ingestão de fibras e proteínas é a melhor opção.
06 - Se está viajando a negócios , para alguma reunião, ou trabalho, evite chegar direto para o compromisso. Se possível, chegue um dia antes, evitando que os efeitos do Jet Lag te atrapalhem( a variação de humor e irritabilidade estarão ao seu lado).
07- Planeje suas férias para descansar pelo menos 3 dias antes de retornar ao trabalho. Será necessário algum tempo para o ajuste a sua rotina e horário habitual.
O Jet Lag é sentido por muitos, embora poucos lhe dão crédito. A união do desgaste de uma viagem com os efeitos dessa mudança, podem acarretar em um retorno muito cansativo, irritante e até triste. Vamos diminuir ou acabar com os efeitos indesejados... Chegando no destino precisamos aproveitar bem os momentos da viagem... E na volta traremos como companhia apenas as boas lembranças, sem stress, sem problemas!