Translate

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Visto Americano... Como evitar problemas!

Visto para os USA ... O que fazer??



Muita gente encara a entrevista para os USA como um grande problema. Posso dizer que já preparei muitos formulários para os amigos, e a recusa foi quase nula. Percebo que existe mais ciência do que sorte nessa etapa, e o melhor é entender como funciona, para não ser surpreendido, e perder sua viagem..

Algumas mudanças foram realizadas em 2012 para dar mais celeridade as entrevistas. Muitos reclamam que agora, precisamos de 2 dias para efetuar tal etapa. Porém , quem não está familiarizado, não sabe que antigamente esperávamos muito tempo(até 3 meses) o agendamento. Com as alterações, podemos fazer a entrevista no dia seguinte ao preenchimento dos dados..



A primeira etapa é estar com um passaporte válido nas mãos ( 6 meses para vencer, o passaporte já não poderá ser usado para muitas viagens). Entre no site: https://ceac.state.gov/genniv/. Aqui começa o preenchimento do formulário DS-160, escolha o local da entrevista( Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife) e comece o processo. Precisamos responder mais de 16 páginas, em inglês com informações sobre você, sua viagem, sua formação, sua família, seu emprego, sua renda, além de perguntas de praxe antiterroristas...



Para mim aqui está o pulo do gato para uma boa entrevista. Entenda: os funcionários da embaixada precisam atestar seu vínculo com o Brasil. Aqui precisamos fazer uma entrevista bem amarrada, comprovando bens, uma boa formação universitária, ou estudo em andamento, renda e pouca mobilidade.
Desempregados, pessoas sem comprovação de renda, sem família, sem nível universitário ou em andamento, e que se mudam demais, são fortes candidatos a imigração.

Por isso a entrevista deve ser bem feita e sempre, com a presença do requerente. Muitas pessoas se assustam por ser em inglês(ou por achar que é muito burocrática), pagam a agências, mandam os dados, e vão fazer a entrevista sem saber direito o que foi enviado para a embaixada. Grande erro. Os funcionários com sua entrevista em mãos, perguntam buscando contradições, buscando mentiras para desmascarar informações falsas. Daí pedem documentos, deixam a pessoa nervosa, e muitas vezes seu visto é negado, sem necessidade.



Quando for fazer seu requerimento de entrevista, procure pessoas que já o fizeram, peça ajuda, pagando por ela ou não, esteja antenado em tudo que está sendo respondido. Mesmo algumas pessoas sem perfil para viajar, podem fazer uma entrevista tão bem amarrada de informações, que conseguem o visto sem nenhum problema.


Não permita que um breve desleixo, medo ou falta de informação, impeçam sua viagem dos sonhos.


E se precisar de ajuda... Pode me requisitar... Terei o maior prazer em colaborar!


5 comentários :

  1. Por mais que na maioria dos casos o Cônsul acabe não pedindo nenhuma documentação, a pessoa tem que levar todos os comprovantes do que relatou na entrevista no site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza... Precisamos estar preparados para comprovar todas as informações. Por isso a importância de saber o que foi escrito. É sempre bom prevenir problemas.

      Excluir
  2. Leo, como é visto um intercâmbio pro Canadá na entrevista pro visto americano? só pra seattle entrar no roteiro né...rs

    ResponderExcluir
  3. Ou vc acha que não faz muita diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendi direito a pergunta, Pam... Você já fez intercâmbio para o Canadá? É bom no sentido que eles perguntam se já viajou para algum lugar no exterior, e você relata que sim , Canadá.. Sem dizer que morou lá... pois eles não gostam de nômades, pessoas que moraram em muitos lugares diferentes.. Se você está indo para o Canadá e deseja o visto americano? É uma boa, pois a depender de onde você vai ficar, pode conhecer Seattle, New York, San Francisco...

      Excluir