Costumo explicar que uma viagem
é feita em três etapas. O antes, o durante e o depois. O planejamento é a parte
mais importante para aqueles que desejam viajar de forma tranquila e agradável.
Para que o DURANTE a viagem seja proveitoso e as metas alcançadas, e que o
DEPOIS seja de boas fotos, filmes e recordações, um bom projeto de viagem deve
ser preparado e apreciado com uma boa dose de cuidado.
O primeiro passo é decidir o local de escolha. O clima, distância, tempo de viagem, hospedagem e o dinheiro disponível devem ser levados em consideração na hora de decidir. Evite dar um passo maior do que suas pernas alcançam... Nada pior do que ficar em um lugar cheio de possibilidades, estático por falta de condições de aproveitá-lo.
Após decidir seu destino, procure o meio de transporte. As passagens aéreas e de ônibus são muito mais baratas com pelo menos 6 meses de antecedência.Na última hora podemos até encontrar boas promoções, mas não é o comum, geralmente elas estarão bem caras, além disso você pode dividir sua passagem, pagando levemente, quitando essa dívida antes da sonhada viagem.
A hospedagem deve ser bem pensada. Existem boas opções como já relatei na coluna "Vai Dormir Onde ?"
O importante é sempre lembrar que seja acampamento, albergue, casa de amigo, hotel ou apartamento, o ideal é pensar com antecedência, observando qual sua real necessidade: Local para apenas dormir? Precisa de luxo? Um albergue te aconchega? Mochileiro de carteirinha? Mais uma vez a precaução vai te proporcionar boas opções. Muitos hotéis oferecem descontos vantajosos com antecedência por determinado número de noites. Além de evitar perder tempo em seu tão aguardado destino procurando onde pernoitar, no mundo moderno da internet, o pré agendamento dos hotéis é sempre mais barato do que no local propriamente dito.
Agora é hora de nos locomover... Pesquise qual a melhor forma de se deslocar em seu destino. O transporte público funciona? Preciso locar veículo? Vou fazer pequenos ou grandes deslocamentos em minha viagem? Tudo isso deve ser avaliado. Cidades como Nova Iorque, Washington, São Francisco, possuem ótimos meios de transporte para deslocamento rápido e barato. Se você insistir em alugar um carro, terá problemas com o trânsito e pagará altas taxas de estacionamento. No Rio de Janeiro, o metrô consegue percorrer de forma tranquila boa parte da cidade. Mas a depender do número de pessoas, táxi ou aluguel de veículos ainda será uma vantagem.
Apesar de ser o básico, muitas outras variáveis serão pensadas. Passeios especiais, entradas para monumentos, reservas em restaurantes, ingressos para atrações... Hoje tudo pode ser feito com planejamento e antecedência. Além de mais baratos, garantem sua visita, evitando no mínimo fila, no máximo a volta para casa sem a visita por falta de vaga ou espaço.
Estou preparando com meu meticuloso cuidado minha viagem com amigos especiais daqui a 60 dias. Me preparando para praticamente um mês nas terras do Tio Sam, com ligeira passagem de navio pelo Caribe Oeste (7 dias). Para que nada saia errado, ou com o mínimo de surpresas , muitas atitudes são tomadas previamente. Relatarei por aqui alguns truques, macetes e grandes descobertas que essa fase vem acrescentando em minha rotina de viagens...
Está aberto a temporada dos preparativos....
Quem me acompanha?
Tudo tem que ser muito bem pensado.
ResponderExcluirCom certeza, prefiro gastar tempo antes, para não ter dores de cabeça durante e depois... :)
Excluir