Não vamos negar que arrumar as malas para viajar deixa as pessoas nervosas, apreensivas ou no mínimo preocupadas. Decidir o que levar, arrumar todas as escolhas, e conseguir espaço para aquele item que lhe parece indispensável pode ser uma guerra.
Se sua viagem for a negócios ou lazer com necessidade de mais roupas, desista das mochilas, opte por uma mais dura ,convencional e de preferência com rodinhas.Comece sempre visualizando a quantidade de dias e noites e separe roupas para cada ocasião. Sapatos... Um casual, um chinelo e um social se a viagem pedir. Conheço mulheres que precisam de uma mala só para os sapatos,a maioria para ser usado uma única vez. Use o bom senso e opte por calçados básicos ou de cores que combinem com muitas roupas.
Hora de arrumar os pertences.... No fundo da mala coloque os sapatos escolhidos, separados em sacos aos pares. As calças vêm logo em seguida, coloque a cintura dentro e estique para fora da mala as pernas, os próximos itens são casacos e paletós seguidos por vestidos e saias todos serão dobradas, viradas ao avesso. Bermudas serão dobradas e camisas serão enroladas, ou dobradas se estiverem em grande número. Arrume tudo em montes, tentando uniformizar as pilhas em altura. Ao finalizar, dobre a perna da calça por cima, abraçando as roupas, isso as protegerá,evitando amasso desnecessário. Nos espaços laterais, guarde cintos enrolados, perfumes e utensílios, aproveitando qualquer local disponível. Geralmente as malas possuem compartimentos especiais para guardarmos as peças íntimas, meias , biquínis e sungas. Se não houver, guarde em sacolas separadas e coloque nas laterais. As meias podem ser enroladas e guardadas dentro dos sapatos.
É ideal que se use uma pequena necessaire para guardar remédios, perfumes e utensílios para higiene. Se for levar xampu e condicionador opte por fracionar em frascos menores com quantidade suficiente para uso, sem aumentar peso e tomar muito espaço na bagagem.
Chegando ao destino vamos analisar o tempo de estadia. Se for ficar pouco tempo separe apenas o necessário, evitando bagunçar sua arrumação. Se for ficar um tempo maior, retire da mala as roupas e arrume-as em cabides e pratilheiras. Ao utilizar uma peça, separe em sacos de roupas sujas e devolva a mala. Você saberá como administrar melhor suas roupas restantes e já estará arrumando e organizando a bagagem para a volta, evitando perder pertences.
Lembre-se de observar sempre as restrições de seu transporte. Se for viajar de carro com mais três ou quatro pessoas, observe a quantidade de malas e tamanho que te oferecem! Não seja inconveniente e lembre que o espaço é para todos. Viajar de avião exige restrições:
Para voos domésticos , e internacionais partindo da Europa, é permitido o despacho de duas bagagens de até 23 kg, embarcando com uma bagagem de mão. Atente que essa mala deve caber nos compartimentos acima de sua poltrona. Não invada o espaço do vizinho.
Para voos internacionais o limite é de duas bagagens de até 32 kg, além de uma de mão com até 5 kg e uma bolsa pessoal( aqui além de bolsas, capangas, também contam capa de filmadoras ou máquinas fotográficas). Observe que as companhias aéreas vão pesar suas malas, e se a bagagem de mão estiver com muito peso ou tamanho exagerado terá que ser despachada custando dinheiro desnecessário. Consulte o valor da multa por excesso na sua companhia.
Vôos domésticos em outros países possuem regras próprias, geralmente não há franquias para malas, sendo cobrado de forma gradativa por cada bagagem despachada, se informe na reserva de seu voo para não ser surpreendido.
Líquidos, gel, ou pomada possuem um limite de até 100 ml para entrar no avião, assim como objetos perfurocortantes, devem ser despachados. Evite ter que deixar seu xampu, perfume ou tesoura de unha no aeroporto, eles não poderão viajar ao seu lado.
Não esqueça de levar em sua bagagem de mão seu dinheiro e objetos de valor. Leve também uma roupa para dormir, uma de emergência e escova de dentes. Se sua mala se atrasar ou desviar o caminho, você terá em mãos o necessário para não passar apertos. Na minha última viagem, minha mala resolveu ficar mais dois dias em Bogotá, e eu passei apuros na chagada a Miami por não me precaver.
Outra dica importante é a personalização de sua bagagem. Vale tudo, faixas, fitas coloridas, sticks, adesivos berrantes ou com nomes... Faça de sua mala um apetrecho único e inconfundível. Conheço alguém próximo que chegou em casa com mala trocada, ou alguém que confundiu sua mala e levou embora, ou simplesmente ao perceber o erro a jogou em algum canto do aeroporto( sim, fizeram isso comigo!!!). O ideal é que a mesma seja reconhecida de longe ao aparecer na esteira.
Por mais que pareça fácil ou chato, lembre-se: escolha os pertences com prioridade para a necessidade e não vontade, faça uma boa arrumação, conheça as restrições do transporte e personalize uma boa identificação para sua bagagem. Esses cuidados poderão tornar a sua viagem mais tranquila, evitando o desperdício de dinheiro ou tempo para consertar erros e exageros. Afinal a mala deve ser a tradução de sua essência... E ninguém quer passar a imagem de bagunçado, imprudente ou exagerado, não é?