Vivemos em uma realidade onde os aeroportos estão cada vez mais cheios, e a oferta de ir e vir se torna mais acessível a todos. Companhias aéreas disputam vôos e espaço nessa corrida desenfreada de turistas ou trabalhadores que precisam do deslocamento aéreo para resolver seus problemas, ou desfrutar de um merecido descanso.
Porém nada é mais frustrante do que chegar ao aeroporto e observar a interminável fila que nos espera para a realização de seu embarque. Em tempos de interatividade e comunicação eletrônica algo deveria ser realizado para trocar os carimbos e filas por um serviço mais ágil e satisfatório: Surge então o Check-in eletrônico.
Auto Check-in no Aeroporto
Uma das modalidades é o Auto Check-in feito diretamente no aeroporto. Ao chegar nesse destino procure a sua companhia aérea, geralmente na entrada da grande fila do check -in ficará um totem com máquinas online da empresa. Nela você digitará algumas informações, como sua identidade e código de confirmação de sua reserva. Geralmente aqui você já escolhe seu assento no avião dentre as possibilidades apresentadas. Em seguida a máquina imprimirá um cartão de embarque e você já está pronto para seguir seu destino.
Alguns aeroportos só estão aptos a realização desta operação para viajantes com apenas as bagagens de mão. Os grandes aeroportos oferecem uma fila especial(pequena e rápida) para o despacho das bagagens daqueles que já realizaram a operação nas máquinas.
Geralmente podem ser realizadas a partir de 24 horas de antecedência do seu voo. Simples, fácil e sem muita demora.
Check-in Online
Essa modalidade pode ser feita ainda em sua casa, antes de ir no aeroporto, ou até mesmo no local usando a tecnologia do seu celular ou tablet. Entre no site da companhia aérea de sua viagem. Dê um clique na opção check-in online. Você precisará do número da reserva, cidade de origem e de destino e algumas informações pessoais como: nome, email, telefone... Após seguir todos esses passos será criado um cartão de embarque que você deve imprimir e levar para apresentação no aeroporto. Se sua companhia não disponibilizar o cartão para impressão, não se preocupe, compareça ao guichê de embarque e constate que seu check-in já foi realizado e pegue com o funcionário seu cartão de embarque.
O prazo para a realização desde procedimento pode ser de 48 horas ou 24 horas anterior ao voo. Cada companhia aérea possui o seu prazo determinado.
Eu particularmente sou adepto da primeira opção. Chegando ao aeroporto, aproveito minha facilidade com aparelhos eletrônicos e resolvo rapidamente meu embarque. Mesmo com poucos terminais, as filas são curtas, pela falta de costume das pessoas, ou o pouco trato com a tecnologia. No aeroporto de Miami, em maio, poupei no mínimo 40 minutos de fila ao resolver meu check-in dessa maneira.
Outra observação é a utilização em larga escala dessa opção em países desenvolvidos. Em 2010 voltando de Nova Iorque passei apuros no aeroporto pois essa modalidade já era a preferencial, e todos realizavam o procedimento online. Para o embarque tradicional a empresa dispunha de poucos funcionários e longas filas.
Precisamos estar ligados na modernidade e aproveitar o máximo os novos recursos que são oferecidos para evitarmos fila e ganharmos o primordial prêmio dos dias de hoje.... TEMPO!!!