Translate

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Volunturismo: Abrace essa idéia!


Essa semana o tema do volunturismo tocou a minha idéia e despertou a consciência para a diversão aliada ao aprendizado e solidariedade. Confesso que nunca tinha pensado sobre o assunto com muito carinho, ou tinha sequer noção de sua importância e abrangência mundial. Milhares de europeus e norte americanos utilizam de seus serviços, mudando vidas e alterando sua forma de enxergar o mundo. No Brasil sua prática vem crescendo de forma ainda lenta, mas pela falta de informação, pois acredito no espírito solidário do povo dessa sofrida nação.

Você sabe o que é o Volunturismo ?

O Volunturismo é conceituado em nosso dicionário como uma combinação de trabalho voluntário e turismo durante um período de férias num determinado lugar, com o objetivo de interagir com a comunidade local e conhecer aspectos culturais do destino(história, arte, monumentos, etc.)


Muitos se perguntam qual a satisfação de passar as férias trabalhando e pagando por isso? Só mesmo quem já viveu a experiência pode relatar. Os pacotes garantem sua passagem para a região, hospedagem e parte da alimentação, sem luxo e sem requintes. Parte do dinheiro pago é revertido na manutenção do trabalho voluntário. Existem trabalhos ligados a saúde humana e sua socialização, bem como a manutenção do meio ambiente e sua biodiversidade. Leia mais sobre o assunto no site badalovip, um  texto explicativo sobre essa modalidade de turismo auto sustentável.



As vantagens são bem tentadoras. Os pacotes duram de 2 semanas a um ano e te levam para regiões diferentes do seu habitual. Praias, desertos, montanhas... tudo dentro ou fora do nosso rico país. Você aprende novas culturas, pode aprender novas línguas, aumenta seu círculo social e principalmente, é tocado pelo trabalho voluntário, modificando sua forma de olhar o próximo e o mundo.

No Brasil o trabalho ainda é pouco difundido e conhecido, fato esse que me fez propagá-lo de maneira ostensiva. Mesmo os programas existentes aqui são mais procurados por europeus, americanos e australianos. Abaixo segue uma lista de entidades, agências e ONGs que oferecem esse serviço e que esperam sua colaboração:

  • Ekko Brasil - Esse instituto vem trabalhando em prol da conservação da biodiversidade dentro do Brasil com projetos ligados a Lontra, Ariranha, macacos, onça pintada e tucano;

  • Experimento Intercâmbio Cultural - Aqui existem projetos voltados a clínicas de saúde, orfanatos, comunidades rurais, crianças carentes e conservação do meio ambiente. Os trabalhos são realizados em diversos países como: África do Sul, Argentina, Chile, Guatemala, Ghana, Índia, Irlanda, Marrocos, Nepal, Nigéria, Turquia e muitos outros.
  • Earthwatch - Esse instituto promove o turismo por todo o mundo em busca da preservação ambiental. No Brasil oferece trabalho na preservação de espécies na Amazônia.
  • Cidadão Global/AIESEC - Oferece pacotes de 6 semanas com ênfase no cuidado com o ser humano educação e treinamento para o social. Envia estudantes para várias partes do mundo como: China, Turquia, Colômbia, Rússia e Índia.
  • CI - Central de Intercâmbio - Oferece alguns pacotes para o volunturismo para a África, Nepal, Índia e Peru. Seus programas estão ligados a: Cuidar de animais doentes e abandonados. Realizar atividades com crianças portadoras de deficiências físicas e mentais. Ajudar na conservação de reservas, faunas e floras. Promover atividades culturais e educacionais com crianças e jovens carentes.
  • Iko Poran - Associação sem fins lucrativos, ligada a várias ONGs nacionais e internacionais, oferecendo programas em comunidades do Rio de Janeiro e parcerias no mundo.



Existem muitos outros espalhados pelo nosso imenso país, ou facilmente encontrados nessa nossa vasta rede chamada internet. Se você tem tempo livre ou procura viajar para longe fazendo alguma diferença, leia um pouco mais sobre o assunto. O Volunturismo é uma modalidade enriquecedora em muitos aspectos e deixará uma marca diferente em sua experiência de vida.

 Conheça mais sobre o assunto. E se puder... Abrace essa idéia!











Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário