Translate

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

National Mall

E assim começamos nosso primeiro dia de passeio por Washington, com uma temperatura de 7°C. Passaríamos o dia no famoso National Mall, parque de 3 km que vai do Capitólio Americano, ao Memorial de Lincoln. Saímos do nosso flat, e andamos por 2 quadras até chegarmos na estação do metrô da Van Ness. Seguimos pela linha vermelha por umas 8 rápidas paradas e saltamos na estação da Union Square... Saímos andando e parecíamos perdidos sobre que direção seguir, de cara o local parecia muito bonito. Perguntei a um transeunte sobre o nosso destino e ao procurar entre as árvores a frente fui tomado pela visão esplendorosa da cúpula do capitólio....

Seguimos por alguns metros com várias paradas para fotos da região e de sua linda flora do outono , até chegarmos ao fundo do edifício mais deslumbrante do National Mall. Tínhamos uma visita interna teleguiada marcada com antecedência para às 9:50 hs, pelo site http://tours.visitthecapitol.gov/, o que nos fez babar menos e segurar um pouco as milhões de fotos que gostaríamos de tirar.

Descemos pelo elevador e adentramos na região de visitantes, onde após passarmos por aquela segurança típica de aeroporto, entramos nos salões do Capitólio, mostramos nossos vounchers e pegamos uma rápida fila até entrarmos em um cinema. Em quinze minutos assistimos a história da capital americana,  um pouco do carisma e determinação que tinha o líder Lincoln, além de uma retrospectiva das principais leis sancionadas ali... Uma bonita história.

Na saída, algumas pequenas filas são formadas, e com head fones seguimos um guia que explica a história e curiosidades dos salões do edifício. Na primeira sala, encontramos o centro geográfico da capital, local onde foi construído um mausoléu para George Washington, mas que o mesmo não quis permanecer ali. Seguimos por mais 3 câmaras, todas com pinturas e estátuas de mármore e granito de figuras importantes da história e política americana. Confesso que a vontade de registar por fotos tanta beleza e arte  fizeram me afastar um pouco do guia e perder parte da narração.  A sala da cúpula foi o clímax para mim. Sendo a quarta maior cúpula do mundo, o local é de extremo requinte e cuidado, no alto do domo, com seus 88 metros, vemos a pintura "A apoteose", de Constantino Brumidi. Nessa pintura para os estudiosos da alquimia e outras artes secretas, é retratado a verdadeira relação de George Washington como o Cristo Americano. O que de fato pode ser comprovado é que existem muitos simbolismos em sua estrutura maçônica.

Ao final do passeio, pudemos tirar mais fotos da estrutura colossal, e ainda na parte de trás visitar a escadaria do prédio da Suprem Corte Americana e a Biblioteca do Senado, a segunda estrutura pode ser visitada também a partir do capitólio no fim do passeio, passando por um túnel subterrâneo.

Seguimos passeio, mas antes parei em frente ao capitólio onde simulei ser um jornalista correspondente dando notícias ao telejornal da Globo... palhaçadas viajando comigo e Rodrigo são constantes...
Demos a volta e passamos pela frente do prédio... passamos ao lado do Jardim Botânico da cidade, onde muitas flores e plantas ficam pelo seu caminho , até chegarmos na praça principal... Aqui andaremos mais de um quilômetro por uma grande praça central, rodeada pelos dois lados por alguns dos mais importantes museus americanos, os do Instituto Smithsonian, e por iniciativa do governo, são gratuitos para visitação. Primeiro entramos no Museu dos Ìndios Americanos, um prédio moderno, onde vimos apresentações de atores como índios, e onde Alinne pode comer um hambúrger de carne de búfalo. Aqui existe uma praça de alimentação com comidas típica indígenas basicamente formadas por caça e pesca.

Seguimos o caminho e paramos no Museu Aéreo Espacial Smithsonian. Aqui muitas aeronaves ficam penduradas e algumas podem ser visitadas no seu interior. Um belo passeio para quem curte aviões e foguetes. Digo que é um museu bem peculiar e vale a visita. Segui para a praça de alimentação onde  apenas uma rede de fast food é oferecido aos visitantes, e comi junto a Rodrigo um prato de meio galeto com purê de batatas e vagem, enquanto Alinne e Wal saboreavam um sorvete de sobremesa.

Saímos do Museu e seguimos alguns metros para uma rápida foto em frente ao Prédio Administrativo do Instituto, conhecido como The Castle ( O castelo), sendo também o centro de informações do Smithsonian. Seguimos até o fim da praça e pude notar que em toda a extensão a beleza e imponência do capitólio te acompanha, em ângulos e tamanhos diferentes, mas atravessamos a rua para uma parada técnica, e uma rápida foto no Monumento a Washington, que infelizmente está em reformas e fechado.

A poucos metros entramos no Monumento Nacional a Segunda Guerra Mundial.  Posso dizer que é belíssimo, a estrutura e sua homenagem, aos 50 estados, divididos na sua região leste e oeste, além das Filipinas, Porto Rico, Guam, Samoa Americana e Ilhas Virgens Americanas... São 56 pilares que circundam  uma grande piscina com fontes e luzes...

Seguimos pela lateral do Espelho D'agua em direção a outra ponta O Memorial a Lincoln. Aos pés das escadarias, podemos tirar fotos lindas do Monumento a Washington e seu reflexo no Espelho Dágua, imagem que te acompanha ao topo das escadas com uma visão espetacular de toda essa estrutura, e ao adentrar no memorial, pudemos ter o contato com a estátua de Lincoln. Essa grande estátua feita em mármore, simboliza a resistência, união, força e sabedoria. Atrás da figura sentada , na parede, podemos ler a frase: "Neste templo, como nos corações das pessoas para quem ele salvou a União, a memória de Abraham Lincoln está consagrado para sempre."

Saímos do memorial encantados com tanta beleza e esmero por parte da administração em manter essas obras e memoriais. Seguimos na lateral e atravessamos a rua, passeando pelo parque, fomos hipnotizados pela diversidade de cores das árvores e paramos para registrar a beleza do Outono Americano.

Já estava escuro, quando comemos um cachorro quente de barraquinha, e João finalmente resolveu almoçar, em um restaurante de comida saudável chamado Cosi (recomendo). Seguimos algumas quadras e paramos na parte de trás da Casa branca para uma rápida foto...

Cansados procuramos o ponto de metrô mais próximo e entramos. Acabamos entrando na linha azul em Capitol South, o que me fez fazer uma troca de metrô para a linha vermelha na estação Metro Center e seguir para a nossa estação na Van Ness.
Em um dia com calma pudemos passear pelo National Mall e posso dizer que foi unânime o encanto. Todos repetiam o quanto o lugar cativou nosso corações. Porém para curtir direito os museus, é necessário um dia a mais nessa capital de pura beleza. E nosso passeio ganharia o seu segundo dia ...